terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amizade: dedicação; benevolência.

Para Miguel J.
Feliz aniversário.


Então você perguntou:
- E quem vai ficar aqui comigo?
E de um lado você e a pergunta enorme com uma resposta que era ainda maior e que ultrapassava tudo. E do outro, a escada e todas as coisas pequenas que, acumuladas, também eram gigantes e quase me arrastavam. E parada ali no meio, eu sabia que se permanecesse por mais algum tempo, permaneceria definitivamente, e o tempo seria sem fim. Então não respondi. Ou respondi qualquer jogo desconexo de palavras confusas e descombinadas, para que você dissesse algo que me permitisse ir. E você disse:
- Se cuida, Lari.
E me abraçou. E abraçando, você soube que uma partezinha de mim continuaria ali sentada ao seu lado. E seus risos ainda seriam os mesmos, pelas mesmas piadas, dos seus mesmos professores preferidos. E a partezinha de mim poderia virar e dizer: não tem graça. Mas quantas coisas não tiveram graça e se tornaram dotadas de um certo encanto, trazido pelo tempo ou pela saudade. E eu fui. Deixando que aquela partezinha pudesse vigiar o engraçado que somente você entenderia, e o dolorido que também estava apenas sob sua compreensão. Eu fui, e tomei conta de mim, e dos meus próprios risos que você vinha sempre verificar, degrau a degrau, para certificar-se de que eu não estava sozinha, e de que eu ficaria bem. E ficamos todos, afinal. Porque eu pedi que cuidassem de você. E ambos sabíamos que não nos sairíamos tão mal assim, não é? Ou que simplesmente era preciso aprender a nos sair razoavelmente melhores. E onde não mais me cabia, você acomodou aquela partezinha de mim. E onde antes não haveria você, eu abri um espaço novo para nossas conversas velhas e confortáveis. Você descendo diariamente, e eu subindo. As mesmas escadas. E os mesmos cuidados.
Então se cuida. Se cuida como eu não pude cuidar, apesar de ser sua amiga e ter deixado tantas vezes que você cuidasse. De mim, para mim ou por mim. Então obrigada por, naquele dia, ter mantido em você o lugar que eu pensei ter perdido em quase todos onde eu morava. E obrigada por ter guardado a minha partezinha em segurança, para que ela o acompanhasse sempre que você sentisse minha falta. E, finalmente, obrigada por ter sentido. E por, mesmo assim, ter me deixado ir. Então se cuida. Procura essa felicidade tão grande que eu quero que você encontre. E aonde quer que você chegue, o que quer que você alcance, independente do que mude, por favor: não se vai.

13 comentários:

  1. Nossa, pra ser bem sincero eu demorei pra perceber qual era o momento ao qual tu se referia no texto e quando percebi nao pude acreditar que tu lembrasse dele. Acho que eh isso que fazemos ne? Guardar esses pequenos momentos que formam o todo da nossa vida, da nossa felicidade.
    E eh claro que eu nao me vou, sempre vai ter um pedacinho aqui dentro pra voce lari, e sabe que sempre estarei ao seu lado.
    Muito obrigado por tudo Lari, pelo texto, pelo feliz aniversario e por estar aqui quando eu sempre preciso.
    Beijo
    Miguel

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom recordar esses momentos tao simples, essas situações que muitas pessoas deixariam se perder no tempo. Amizades são muito importantes, deixar-se ir no tempo de cada um é preciso, mas essencial mesmo é não abandonar. E são essas partes que deixamos, essas partezinhas que deixam com a gente também, que muitas vezes não nos deixa aquela sensação de solidão, de abandono.
    Muito Linda a homenagem a seu amigo, como sempre você foi incrível no lidar com as palavras. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Larissa!!

    Eu precisava de suas palavras hoje. Como talvez eu venha a precisar muitas outras vezes e como muitas vezes eu precisei e encontrei, aqui. É que só você tem esse teu jeito de fazer a gente sentir o que é teu sendo nosso. É que você faz com que tudo seja tão parecido. E como são boas as lembranças. As mais simples e que marcam. E com essa que te marcou e que agora faz parte também de mim por suas palavras sempre tão belas. E por ter conseguido arrancar um sorriso do meu rosto. obrigado. E por ter me aliviado da minha dor. obrigado.

    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  4. Tomara que passe =/
    _______________________________________________
    Laah .. que lindo texto *--*
    Feliz aniversário pro Miguel.

    beeijos linda.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto Lari!

    E amizade é isso, deixar a outra pessoa partir, mas estar aqui pra quando ela voltar. O Essencial é nunca abandonar.

    ResponderExcluir
  6. Sua homenagem ficou linda, me fez lembrar que a amizade é essa troca mesmo. Precisamos compreender, saber a hora certa e deixar ir para um dia voltar. Quando o que se sente é realmente verdadeiro nada pode acabar, ele sempre vai está lá guardado para quando você voltar.

    Lindo, lindo e lindo!
    Beijinhos,
    cuide-se! <3

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, qualquer coisa que eu diga agora não vai expressar tudo de bom que eu senti lendo esse texto. Tudo que eu sempre sinto quando passo aqui. Amei, mais uma vez.

    beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Extremamente lindo o texto.
    A forma como você se expressa com relação a essa amizade é linda.
    Parabéns blog, seus textos são lindos.
    to te seguindo, beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site www.celularespiao.net

    ResponderExcluir
  10. ei, eu ia gostar de um presente de aniversário assim =]

    ResponderExcluir
  11. Foi tudo tão lindo, que ao ler cada linha, as palavras foram fugindo aos poucos e quando eu percebi já não as tinha mais para comentar tão lindo texto.
    A verdade mesmo é que o que é verdadeiro não volta. Ele não vai. Permanece.
    Beijo doce. :*

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo esse seu texto!
    E tenho certeza, que como a Thaís aqui em cima disse.. se for verdadeiro ele não vai ;)

    ResponderExcluir
  13. Você é doce. Aguardo ansiosa sua carta.

    ResponderExcluir