terça-feira, 25 de maio de 2010

De coração

"Amizade é matéria de salvação." (Clarice Lispector)

Não se trata de quando, como ou para quê. Não se trata da forma que aconteceu. Essa forma que (com o tempo) tem se tornado cada vez mais difusa e menos nítida, como uma lembrança antiga e borrada que pouco a pouco vai se dissolvendo. Não se trata dela, nem mesmo das circunstâncias que foram criadas - por você, por mim ou pela nossa sorte. Não se trata nem mesmo do fato de podermos nos considerar sortudos.
Se trata do fato de, assim enlaçados, nos tratarmos por nós.
Não se trata do quanto nos consideramos espertos, mas sim de acharmos graça da esperteza que ainda nos falta diante da vida. Essas nossas ironias bobas, essas nossas piadas mal acabadas, esses nossos risos que ecoam juntos e parecem nunca precisar parar. Se trata de quando eles param, e continuamos próximos sem perguntas, sem medos, sem desesperos. Se trata do reverso do próprio riso parado, que garante os seus abraços para interromper meus choros mal engolidos. Se trata de não precisar engolir. E poder deixar que tudo transpareça, flutue, como bóias de salvação que emergem lá do fundo. E se trata (enfim) de, no fundo, eu - quase sempre tão fechada - poder me abrir dizendo amo você.
Desse amor sem cobranças, julgamentos ou dívidas, que me parece mais certo do que qualquer outro.
Esse que mesmo quando (aos outros) parece errado, mesmo quando perde parte de seu sentido, me faz ganhar centenas de coisas em troca. Coisas de amor trocado. Quando se concede, e se cede, por mais que se tenha razão.
Não se trata de nomes, datas ou contratos. Não se trata nem mesmo da profundidade que ainda ontem eu disse que trataria. Se trata de estar no instante em que é preciso que alguém esteja. Se trata de ser nas bifurcações onde é preciso que alguém seja. Porque se trata de tornar-se alguém, e só. E continuar tornando-se. Nunca sozinho, nem tão longe, nem tão ausente.
Se trata de permanecer perto o bastante para salvar e deixar-se ser salvo.
Perto o bastante para ainda bater junto. De dentro. De coração.

5 comentários:

  1. que texto lindo Larissa!!!!
    amei.

    E queria agradecer pelo comentário no meu post, tudo que tu disse foi bem importante pra mim.
    Se precisar, também tô aqui. ;D

    beijaoo ;*

    ResponderExcluir
  2. Rouba-me o fôlego com esses teus textos, Larissa!

    Dessa vez vou poupar-lhe de clichês! Você sabe a capacidade inestimável que tem dentro dessa mente magnífica que Deus fez o favor de criar e chamá-la "Larissa"!

    E que essa amizade possa sempre continuar pura, sendo doi em um, dois, quem formam um.

    -- -- -- --

    É impossível não escapar um sorriso meu ao ler seus comentários. Impossível!

    Obrigado por tudo até aqui!

    O meu beijo retrô! Rs'

    ResponderExcluir
  3. Não me canso de falar.. Cada vez que venho aqui sou surpreendida pelas suas belas palavras. Muito, muito lindo!

    ResponderExcluir
  4. Ah que belo texto!
    A cada vez você se supera mais nas tuas palavras.
    Você as conduz tão bem durante o texto que ele não pode ser menos que maravilhoso!

    Grande beijo =*

    ResponderExcluir
  5. E isso é amizade. Precisa dizer mais. Essa cumplicidade compartilhada, com olhares certeiros e com sentimentos tão puros. Como é bom ler algo assim e não só saber, mas entender o quanto a amizade se faz importante para as pessoas.

    Meu beijo.

    ResponderExcluir