quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fim.


"O coordenador social do Afroreggae, Evandro João da Silva, de 42 anos, é assassinado, na madrugada deste domingo."


O que nos resta depois de um fim? Depois que algo termina sem que se planejasse ser terminado. O que fica? Quando um ciclo se interrompe entre uma batida e outra. Quando entre dois pequenos passos se abre uma enorme lacuna, praticamente impossível de se transpor. O que permanece?
Talvez esse, seja algum tipo de prece.
E escrevo sem perceber que é. Porque não me remete às religiosidades que se supõe ao falar em preces. E porque não termina em amém. Apenas não termina.
Escrevo por um nome, e por tantos outros nomes que existiram antes e ao redor deste. E que agora devem se perguntar: alguém reparou?
Alguém notou como o mundo continua o mesmo, como as coisas permanecem idênticas, tão injustamente imutáveis diante de uma diferença assim?
As pessoas ainda giram com suas próprias pequenas vidas.
Mas há uma vida que não gira mais.
Há tantas vidas que não giram há tanto tempo, aliás. Por um acidente, por dois ou três segundos inesperados. Por uma disputa, uma ameaça, um disparo, um tropeço. Por um par de tênis e uma camiseta. Tantas vidas que não giram mais.
Entre essas, somente algumas são capazes de continuar. Em outras vidas, em outras pessoas. Das inúmeras outras formas existentes de continuidade. Através do que fizeram, das chances que criaram, dos sonhos que alimentaram, das perspectivas que ampliaram. Através das verdades adormecidas que despertaram.
Então, todos nós seguimos em frente. Bem melhores se soubermos olhar para trás. Bem mais nobres se entendermos que enquanto uma voz se cala, outras aprendem como falar - e nos dizem que nada deve ser em vão.
É que talvez esse, seja algum tipo de prece.
Pela paz que eu (também) não quero seguir admitindo.


"O Grupo Cultural Afro Reggae, ou apenas Afro Reggae, é uma ONG que também atua como banda musical surgida em 1993. O objetivo do AfroReggae era ter um tipo maior de intervenção com a população afro-brasileira, atuando principalmente na comunidade de origem de seus membros, Vigário Geral. Foi criado o Núcleo Comunitario de Cultura em 1993 para iniciar no local suas atividades de amparo a jovens carentes e com potencial de se envolver com a criminalidade que passavam a integrar projetos sociais."



6 comentários:

  1. e no jornal há a notícia de falta de luz em brasília! foda!

    voltarei aqui sempre!

    :D

    ResponderExcluir
  2. É triste né?
    Como as coisas acabam tão de repente e como alguém pode tirar a vida de outra pessoa?
    Tem coisas no mundo que eu não entendo e acho que nunca vou conseguir entender...

    beeeijo.

    ResponderExcluir
  3. É...
    Por isso devemos sempre estar preparados.
    Morrer é deixar de sentir a vida, em qualquer estágio dela. Por isso, quem mata também morre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Triste esse mundo onde vivemos.. as coisas acabam antes mesmo de começarem a acontecer =/
    beiijos.

    ResponderExcluir
  5. Não acreditei que, os policiais poderiam ter ajudado e não fizeram absolutamente nada. Acabo me sentindo mais segura comigo mesma

    ResponderExcluir
  6. o mundo gira e isso não depende de ninguém.
    alem disso, a cada vez menor ligação entre os seres humanos e a banalização da morte na televisão fazem com que se note sempre menos a falta de alguém...

    ResponderExcluir