sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Escreva-se.


Sempre amei as palavras.
As pessoas dizem que as palavras surgiram quando surgiu a necessidade de uma via mais clara de comunicação. Algo além dos desenhos e gestos.
Então, seria essa a função da palavra: estabelecer um contato, favorecer um entendimento básico daquilo que se quer ou que se precisa transmitir. É. E esse é o princípio. Mas princípios são só a pequena ponta por onde começamos a desenrolar um carretel.
Palavras são mais do que sinais. Palavras são a forma de colocarmos no plano tangível aquilo que é abstrato. Falando, conhecemos as pessoas, as coisas, o mundo. E escrevendo, conhecemos a nós mesmos. Eis a melhor parte. Quando escritas, as idéias tornam-se prováveis, executáveis, aproximando-se do nosso alcance. É como se pudéssemos oficializar o que vai secretamente dentro de nós mesmos. Medos, sonhos, planos, sentimentos, angústias, desejos, ambições, culpas e expectativas. Palavras não restringem. Palavras abrangem, abraçam, abarcam, incluem.
Palavras nos salvam de todas as formas que alguém pode ser salvo. Palavras nos tocam em zonas supostamente intocáveis dentro de nós mesmos. Palavras marcam a história do mundo, em frases decisivas, discursos importantes e acordos contratuais. Palavras marcam a nossa história, a nossa rotina, as nossas lembranças pessoais. Palavras fazem a diferença.
E assim chegamos à questão que me encanta.
Desde pequena meu sonho sempre foi esse: fazer a diferença. E tanto quanto acreditei em palavras por todos os últimos dezesseis anos de vida, acreditei também nesse sonho. De qualquer maneira, não importando quando ou como, sempre quis realizá-lo. Sempre soube, que no dia em que eu tivesse a certeza de ter feito a diferença pra alguém, tudo ganharia um novo sentido, tudo valeria mais a pena, tudo seria mais nobre e mais justificável.
E assim, chegamos aqui.
Não tenho a pretensão de mudar o mundo. Na verdade não tenho nem metade dos super poderes das minhas super heroínas preferidas. Mas se a qualquer tempo, minhas palavras chegarem a alguém, e levarem esse alguém a algum lugar, já terei o bastante.
Porque aos que acreditam, basta que aconteça o inacreditável.

5 comentários:

  1. Isso aqui vai lotar de seguidores! :D
    E tenho certeza que vai mudar a visão de mundo de muita gente, começando pela minha.
    Tô super orgulhosa e feliz por isso aqui.
    Beijo enorme.

    By Lary.

    ResponderExcluir
  2. Para realmente usar as palavras é necessário que se tenha sentimentos, idéias, atitudes. Num mundo em que as pessoas parecem clones umas das outras e ter idéias próprias é algo antiguado, é estimulante acompanhar uma adolescente que pensa por si mesma e usa a palavra como instrumentpo de mudança.

    ResponderExcluir
  3. Fico tão orgulhosa lendo este seu texto, que parece que meu coração vai explodir. Tenho certeza que você fará a diferença, sim. Admiro sua corgem e são pessoas assim, dispostas a mudar e a enfrentar as mudanças que a vida nos impõe, que farão o nosso mundo melhor. Te amo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. - comentei com seu nome aí em cima.

    Fico tão orgulhosa lendo este seu texto, que parece que meu coração vai explodir. Tenho certeza que você fará a diferença, sim. Admiro sua corgem e são pessoas assim, dispostas a mudar e a enfrentar as mudanças que a vida nos impõe, que farão o nosso mundo melhor. Te amo.

    ResponderExcluir