quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

(Re)começo

E porque antes confessei a mim mesma, eu confesso: não sabia como (re)começar. E porque a maioria das pessoas não sabe, me convenci de que soava perfeitamente normal. Mas normal não me parece perfeição. Então me forço um (re)começo. Solto o elástico do cabelo e prendo novamente até quebrar vários fios e perder as contas de quantas várias vezes repeti os mesmos gestos. Mas hoje, eu precisava voltar a escrever. Precisava porque isso às vezes significa voltar a mim mesma. E surpreendo a quem se perguntar como curo os meus males - esses mesmos, que eu fecundo, acalento e ensino a crescer - respondendo que a cura me vem assim, fluindo e escorrendo e por isso deslizando entre os dedos, terminando em teclas ou riscos de caneta. Eu me curo também quando escrevo. Então voltei, então voltando. Assim gerúndio. Assim lento, assim progressivo e contínuo, sem fim. E desta vez eu serei minha maquiagem borrada nos olhos, meus tropeços em cerâmicas planas e superfícies niveladas, meus cílios que se curvam e me embaçam, minhas unhas tamborilando nas mesas onde sentam minhas ansiedades, meus risos presos e meus choros desesperados que descem queimando ou escapam para queimar alguém. Porque às vezes meus (re)começos precisam partir do avesso. Meus defeitos são por dentro e não os suporto tanto que sinto desejo de cortes, de sangue, de lágrimas, de qualquer coisa que os lave e carregue. Mas choro e sangro e eles ferem quem não pretendo ferir. Então avesso, mil vezes o avesso. Porque eu precisava decidir que (re)começaria, para me salvar novamente e estender essa minha terceira mão invisível que sustenta as outras duas e me traz à tona para que eu respire. Porque é desse avesso que despontam as minhas agulhas. E eu (re)começo a costurar.

15 comentários:

  1. Nunca sabemos como recomeçar né? O importante é que recomeça, independente de como.

    Sempre é possível e necessário recomeçar'

    Bjoo

    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Me chamou a atenção um comentário positivo seu em um blog, vim conferir o seu e gostei bastante!
    Recomeçar! Na verdade recomeçamos o tempo todo, cada instante é diferente.
    As vzs a vida nos prega algumas peças, "é preciso ter amor para enfrentar o que aconteça, se é pressão que imperde de ter a cabeça boa, é preciso ter coragem e aprender a voar", já dizia Alexandre do Natiruts.
    Volta certa aqui! :)

    ResponderExcluir
  3. Porquê (Re)começar é viver... é cair e levantar.
    Seu texto descreve com excelência isso, Lari.

    Tudo bem que passamos um tempo sem visitar o blog um do outro, mas nao precisava perguntar se eu ainda me lembro de você. É claro que lembro. E este foi mais um texto muito bem feito e cheio de sentimento.
    Que Deus possa sempre te conceder essa inspiração e esse dom.

    p.s: Obrigado pela visita, pelo comentário e pelo carinho.
    Fique bem, Lari.

    ResponderExcluir
  4. E saber da força que nos resgata depois da queda é estar sempre otimista. É difícil cair. e pra (re)começar só basta que queiramos. Muito.

    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  5. Pra (re)começar é necessário acreditar. E se você acredita, é mágico. Seu texto tá lindo!

    ResponderExcluir
  6. "Porque às vezes meus (re)começos precisam partir do avesso."

    Acho isso de mim muitas vezes sabia?

    ResponderExcluir
  7. Recomeçar é sempre bom. Melhor ainda é quando você está realmente disposto para tal ato. Lindo texto! Beijos

    ResponderExcluir
  8. todo dia. Toda hora. Sempre é TEMPO
    Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
    Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É que recomeçar exige muita força. E tirar essa força de dentro de nós não é uma tarefa fácil.
    Mas a gente sempre recomeça, do jeito certo, do jeito errado, do jeito que dá.

    Beijão pra ti linda =*

    ResponderExcluir
  10. Recomeçar é uma tarefa dificil, leva muito tempo, mas o resultado é muito bom. Ainda bem né? Se não, não adiantaria recomeçar.

    É bom que as coisas estejam dando certo por ai menina, cuide-se :) Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  11. Menina, você é linda demais! E que coisa linda de se ler!
    Eu sempre tive a impressão de que começar era algo mais importante que RE-começar. Recomeçar me parecia persistir num erro. Até que percebi que é talvez mais importante que o próprio começo. O começo é apenas um ensaio. Escreva sempre!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa ... Simplesmente lindo!

    Recomeçar, é realmente muito difícil ... Muito mais que o simples começo. Recomeçar é bom, mas dói ... Dói muito, mas vale a pena, com certeza!

    Boa sorte!

    Voltarei sempre! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nem sei dizer quantas vezes encontrei dificuldades nisso. Em (re)começar. Talvez a incerteza, do que poderei encontrar... Cocordo que vale à pena. Fecundar a dor, como vc mesmo disse, é doloroso, mas ajuda a gente a aprender sobre o nosso sofrimento. É necessário.

    ResponderExcluir
  14. bela forma você tem em expor sua resiliência! Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. E é bom ver você de volta, porque escrever sempre nos convence a ficar mesmo... é lendo relatos parecidos que vemos que não estamos sós.
    Sim, comentário meio nada a ver, mas é verdade.

    Beijos.

    ResponderExcluir