domingo, 18 de abril de 2010

Não pense muito.


Preste atenção em como você respira e, de repente, vai estar apenas respirando. Isso. Respire. Não pense muito. Esqueça que machuca, esqueça que dói. Esqueça essas casquinhas que são tiradas antes de cicatrizar. Vamos, esqueça. São apenas pessoas, quase todas tão nervosas e inseguras quanto você. São só sorrisos, só gentilezas, só formalidades. Sorria de volta. Sorria e cumprimente, não pense muito. Sim, vamos, respire. Desligue o telefone e não responda. Depois desapareça por um dia ou dois. Deixe que eles se perguntem para onde, e somente então adivinhem porquê. Sim, você desaparece e depois volta para garantir que tudo vai mesmo terminar bem. Depois você volta, depois você atende, depois você termina, depois você conserta, depois você resolve. Por enquanto não pense. Vamos, respire. Apenas isso: respire. Vai haver outro dia, e esses dias outros todos serão meses, anos e vidas. Vai haver outra chance, e também uma segunda história - que te faça lembrar-se um pouco menos da primeira. Então não lembre. Vamos, faça força, não lembre. Haverá outro cara, depois outro e mais outro. E um deles vai saber quantas colheres de açúcar resolvem o amargo do seu café, e isso vai impedir que o mundo às vezes amargue você. Porque ele (apenas um deles) vai conhecer cada parte sua, até ser em parte um pouco de você. Sim, ele virá (virá mesmo?) qualquer dia. Então espere, não pense muito. Finja ter se tornado o que esperavam e, por dentro, mude apenas o que seu coração quiser. Respire, vamos. Isso passa e você até se distrai. Como quando tinha três anos e um brinquedo novo te fazia esquecer-se do velho. Vamos, brinque. Estale os dedos, passe a mão nos cabelos e prenda. Depois solte. Isso, continue, não pense. Esqueça que batia os pés, esqueça que ficava vermelha. Algumas pessoas esqueceram também. Respire e é só. Pelos textos, pelos bombons, pelos esmaltes, pelas coisa sérias, pelas coisas fúteis. Também porque há outros respirando, outros pensando, há outros tentando não pensar. Então também não pense. Abaixe a cabeça e olhe para as unhas. Vamos, vamos, disfarce. Morda os lábios, tente voltar para a letra daquela música, tente se manter naquela mesma sensação. Aquela, de quando você puxava o cobertor e dormia abraçada com o (seu) mundo, sabendo que as noites seguintes viriam, e que dentro delas você esqueceria seus dias ruins. Não. Novamente os dias ruins. Novamente respire e não pense. Desvie. Procure uma caneta, qualquer uma. Vamos, esqueça. Repasse mentalmente as suas listas: antes dos 20, antes dos 30. As datas. A festa. A prova. A entrega. Entregar o quê? Não precisa, não pense. São só uns minutos, até que você se sinta segura outra vez, até que você esteja quieta e tudo volte a parecer quase normal. Isso, respire. Já vai, já passa. Não pense muito. De repente, você vai estar apenas respirando. E mesmo que tudo lhe pareça assim errado, por enquanto não pense. E então todos vão pensar que tudo (enfim) está bem.

14 comentários:

  1. isso nos ensina a sermos menos frustrados

    ResponderExcluir
  2. E assim se sobrevive. Sem pensar

    ResponderExcluir
  3. E com a vida indo devagar, sem pressa ou ancia, vamos seguindo pelo caminho destinado, sem pensar muito, só vamos andar, e talvez tudo volte ao normal (se é que tudo um dia algo foi normal ) .
    Seguindo ;*

    ResponderExcluir
  4. E vamos sobrevivendo sem parar pra pensar.
    Apenas VIVER!

    Quanto as suas fotos, estão diferentes sim, mas eu sempre as acho lindissimas *--*

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. é tão bom saber que a imagem que passo é boa *-*
    essa é a Luz que procuro passar, sabe? rs
    ah sim. continuarei sempre seguindo nesse caminho, aconteça o que acontecer. ^^

    cara, já disse que você deveria escrever um livro? um livro assim, com seus textos aqui do blog. é cada um mais lindo que o outro, e é isso que é tão perfeito aqui *-*
    :*

    ResponderExcluir
  6. aii Larissa *-----*
    Que texto lindo... acho que um dos melhores que eu já li aqui. E vamos só viver né?

    bjaooo ;*

    ResponderExcluir
  7. Não é por nada não, mas a cada texto que você posta a expectativa de ler seu livro aumenta. Pra minha retilinia-uniforme frustração eu sei que ele ainda vai demorar para ser publicado, maaas, agora eu só tenho que esquecer, respirar. Isso... viu? Estou conseguindo. ( :

    Sua fofa! ;*

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo..
    Se incomodaria se eu postasse em meu blog tbm?
    Com dos devidos créditos, é claro.
    Aguardo resposta.
    http://rebecarocha14.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Se algum dia você sentir aquele friozinho na barriga por estar rumo à publicação de seu primeiro livro, você me promete que ficará mais feliz e que irá esbolçar um sorriso incomparável com seus lábios e essa dentição perfita que você tem? Rs'

    Eu fiquei muito feliz ao ver seu texto sendo repassado em outro blog. Não tanto quanto você, mas é bom ver o crescimento de quem gostamos e adimiramos.

    http://rebecarocha14.blogspot.com/2010/04/nao-pense-muito.html

    Parabéns, Larissa!
    Sua sapeca!

    ;*

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amei esse post!
    Muito lindo, mesmo.
    <3
    Parabéns, como sempre. :*

    ResponderExcluir
  11. Eu li seu texto onteem... coloquei até no meu twitter seu blog.. pq esse seu texto mecheu MUITO comigo.
    MUITO, mas MUITO bom! :)
    Mto obrigada por ele viu?

    "Respire..."



    www.musicpoesiaeblablabla.blogspot.com
    www.desconsertandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto, me peguei refletindo bastante aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Respirei...rs
    Que texto envolvente. Parabéns!

    ResponderExcluir